Tri-Logic: Um ambiente de auxílio ao ensino e aprendizagem de lógica de programação.

  • Sandro José Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Carla Odete Balestro Silva
  • Maria Eduarda Contri Natal
  • Lara Cardoso Hernandes
Palavras-chave: Gamificação, Ambientes virtuais de aprendizado, Ensino de Lógica de Programação

Resumo

O presente trabalho propõe um ambiente gamificado, nomeado Tri-Logic, desenvolvido com o objetivo de servir de apoio ao ensino e aprendizagem na disciplina de lógica de programação. A partir de uma pesquisa bibliográfica, identificou-se que algumas das dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de habilidades de programação são as diversidades de ritmos dos alunos e sua falta de motivação. Uma das alternativas para enfrentar este problema é a utilização de técnicas da gamificação como estratégia, utilizando dinâmicas e mecânicas de jogos para motivar ações que não são, necessariamente, relacionadas a jogos. O ambiente desenvolvido, que vem sendo testado com os alunos do primeiro ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas integrado ao ensino médio, permitiu identificar resultados promissores, nos quais observam-se que a gamificação está diretamente ligada ao aumento da motivação dos alunos.

Publicado
2019-08-17