Robótica Educacional: Um Relato de Experiência na Formação Inicial de Meninas da Licenciatura em Computação
Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais, Ensino e Aprendizagem, Meninas na Computação, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho tem por finalidade relatar uma experiência de aplicação de uma oficina de robótica
educacional com o objetivo de auxiliar na aprendizagem inicial de programação de computadores por parte
das estudantes ingressantes do curso de Licenciatura em Computação. Por meio da utilização da linguagem
de programação em blocos Scratch e a plataforma Arduino, a oficina também tinha como finalidade,
utilizar a robótica educacional como instrumento de incentivo e divulgação das mulheres na área Ciência
da Computação. A oficina teve duração de 3 horas e apresentou fundamentos teóricos e práticos sobre a
robótica educacional, software S4A e Arduino. Os resultados obtidos após a aplicação da oficina, puderam
evidenciar que as participantes conseguiram adquirir de forma clara e objetiva o conceito de robótica
educacional. Além disso, foi possível identificar que as alunas adquiriram habilidades mínimas requeridas
para construção e programação de um robô por meio dos recursos e ferramentas apresentados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Os autores dos relatos são responsáveis pelo que expressam, o qual não necessariamente reflete a opinião dos organizadores. As imagens foram fornecidas pelos autores de cada capítulo.