Robótica Educacional: Um Relato de Experiência na Formação Inicial de Meninas da Licenciatura em Computação

  • Jéssica souza de Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Nayara da Silva Cerdeira da Costa
  • Almir de Oliveira Costa Junior
Palavras-chave: Tecnologias Educacionais, Ensino e Aprendizagem, Meninas na Computação, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho tem por finalidade relatar uma experiência de aplicação de uma oficina de robótica
educacional com o objetivo de auxiliar na aprendizagem inicial de programação de computadores por parte
das estudantes ingressantes do curso de Licenciatura em Computação. Por meio da utilização da linguagem
de programação em blocos Scratch e a plataforma Arduino, a oficina também tinha como finalidade,
utilizar a robótica educacional como instrumento de incentivo e divulgação das mulheres na área Ciência
da Computação. A oficina teve duração de 3 horas e apresentou fundamentos teóricos e práticos sobre a
robótica educacional, software S4A e Arduino. Os resultados obtidos após a aplicação da oficina, puderam
evidenciar que as participantes conseguiram adquirir de forma clara e objetiva o conceito de robótica
educacional. Além disso, foi possível identificar que as alunas adquiriram habilidades mínimas requeridas
para construção e programação de um robô por meio dos recursos e ferramentas apresentados.

Publicado
2019-10-01