O uso da Gamificação para avaliar o processo de aprendizagem em um curso de Formação de Professores
Palavras-chave:
Avaliação, Gamificação, Análise do Comportamento.Resumo
A Gamificação aplica elementos e estratégias de jogos de modo a favorecer a emissão de respostas desejadas. Esta metodologia condiz com os pressupostos da Análise do Comportamento, pois requer a especificação de objetivos e dos passos para atingi-los e a oferta de consequências imediatas. Destarte, pode-se acompanhar o desempenho do(a) jogador e, consequentemente, avaliar suas respostas. Diante disso, indagou-se: De que forma o uso da gamificação pode contribuir para avaliar o processo de aprendizagem? Logo, determinou-se como objetivo: relatar a contribuição da gamificação para avaliar o processo de aprendizagem em um curso de Formação de Professores. Dentre os recursos tecnológicos, utilizou-se o Kahoot! como ferramenta para a avaliação da aprendizagem do(a)s participantes, o qual apresenta regras, metas, recompensas, progressão e possibilita feedbacks individual e coletivo ao final de cada jogada. Essa experiência mostrou que, no contexto educacional, o uso da Gamificação é favorável à aprendizagem, por ser atrativa e lúdica. Ainda, pode ser uma aliada do(a) professor(a), ao possibilitar o acompanhamento detalhado do desempenho dos jogadores, sendo um jeito diversificado e eficaz de avaliar, que contribui para a modelação de repertórios e para o replanejamento das condições de aprendizagem.
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