Uma Análise Comparativa entre Ambientes de Programação em Blocos para a Interação com o Arduino

  • Luiz Kevin de Souza Rios UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • Almir de OLiveira Costa Junior
  • João Paulo Felizardo Lima e Silva
  • Elloa Barreto Guedes
Palavras-chave: Scratch 2.0, Kittenblock, Scratchduino, Tecnologias Educacionais, Robótica Educacional

Resumo

Quais aspectos são relevantes e precisam ser considerados na escolha de um ambiente de
programação em bloco para interagir com o Arduino? Em essência, estes ambientes dispõem dos mesmos
recursos que aqueles voltados apenas para o ensino e aprendizagem de lógica de programação. Porém,
além de possuírem uma notação visual clara e intuitiva, devem oferecer blocos dedicados a realizar a
interação com as portas do Arduino. Diante disso, este trabalho apresenta e analisa comparativamente as
características de três ambientes de programação baseados no Scratch, considerando diferentes aspectos
nesta análise, tais como: interface, integração com o Arduino, firmware, integração dos blocos, dentre
outros. Além disso, outra contribuição deste artigo é fornecer informações para o processo de tomada de
decisão na escolha dos ambientes de programação a serem adotados em contextos reais de atividades em
sala de aula

Publicado
2019-08-16