Robótica Educacional: Um Relato de Experiência Sobre a Utilização da Plataforma Arduino na Formação de Alunos da Licenciatura em Computação
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Recursos Tecnológicos, Ensino de Física, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência na aplicação de uma oficina sobre robótica
educacional voltada para o ensino da Física por meio do microcontrolador Arduino. A oficina tinha como
público alvo, graduandos do primeiro período do curso de Licenciatura em Computação. Para a realização
da oficina, foram utilizados Arduino Nano, LEDs, jumpers, protoboards, resistores e push-buttons. A
oficina tinha como objetivo principal, formar futuros profissionais da educação para utilizar a robótica
como instrumento no processo de ensino e aprendizagem de conceitos da Física dentro de atividades de
disciplinas curriculares da educação básica de ensino. A oficina teve duração de 3 horas, e apresentou
fundamentos teóricos e práticos sobre a robótica educacional. Os resultados obtidos após a aplicação da
oficina, puderam evidenciar que os participantes conseguiram adquirir de forma clara e objetiva conceitos
ligados a programação, Arduino e eletricidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Os autores dos relatos são responsáveis pelo que expressam, o qual não necessariamente reflete a opinião dos organizadores. As imagens foram fornecidas pelos autores de cada capítulo.