A análise de vídeos produzidos pelos futuros professores de Matemática como uma estratégia de ensino aprendizagem na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
Palavras-chave:
Cálculo Diferencial e Integral, Vídeos, Ensino Aprendizagem.Resumo
A elaboração de vídeos pelos acadêmicos do curso do Licenciatura em Matemática da Universidade X, como um recurso didático no processo de ensino aprendizagem adotado na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, teve o intuito de estabelecer o contato com os conteúdos dessa disciplina integrados ao uso das tecnologias digitais. O artigo tem como objetivo identificar, nos vídeos produzidos pelos futuros professores de Matemática, aspectos técnicos da mídia e aspectos pedagógicos do conteúdo de Cálculo Diferencial e Integral. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, analisou vídeos produzidos pelos alunos na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral envolvendo o tema de Otimização. Foram escolhidos quatro vídeos, dentre os classificados no II Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática na categoria Ensino Superior. Para a análise foram observados aspectos técnicos dos vídeos e aspectos pedagógicos. O que evidenciou que a abordagem dos objetivos, conceitos, definições, representações, regras ou métodos ocorreu adequadamente à luz da teoria do Cálculo. Nesse sentido, os vídeos produzidos, no que se refere aos aspectos pedagógicos de conteúdo, demonstraram-se eficientes, reforçando a proposta principal de oportunizar ensino e aprendizagem através das mídias.
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