O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Atividades Práticas para a Formação de Enfermeiros crítico-criativos e reflexivos.

Autores

Palavras-chave:

: Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Simulação Clínica.

Resumo

O ensino da enfermagem está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, apontando que as atividades práticas devem fazer parte da sua formação de forma integrada e multidisciplinar.  Laboratório de enfermagem para treinamento de habilidades sempre fez parte das atividades práticas, sendo que as TIC’S estão cada vez mais presentes com o intuito de potencializar a formação e minimizar os riscos de atuação dos estudantes em cenários reais. O objetivo desse estudo foi apreender como as TIC’S são incorporadas no modelo didático-pedagógico das atividades práticas na formação de enfermeiros, na compreensão dos estudantes. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, ancorado pelo referencial de Paulo Freire. Participaram do estudo 12 docentes e 18 estudantes de curso de graduação em enfermagem de uma universidade privada da região Sul do Brasil.  Os resultados apontam que, na IES estudada, utiliza-se de diferentes estratégias de ensino nas atividades práticas em laboratórios de diferentes naturezas, com o destaque para o uso das estações e das simulações clínicas. Entretanto ainda existe uma dicotomia entre a teoria e a prática, apontam também que embora tenha formas diferentes de aprender o estudante ainda é pouco reflexivo e os docentes ainda replicam o modelo tradicional de ensino.

Biografia do Autor

Marta Lenise do Prado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina

Daniele Lazzari, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2019-08-16