Competências digitais das áreas de informação e comunicação dos discentes de um programa de pós-graduação

Palavras-chave: Competência Digital, Tecnologias da Informação e Comunicação, DigComp, Ensino superior

Resumo

A pesquisa aborda estudo sobre as competências digitais dos alunos de um curso do ensino superior, tendo como principal referência para elaboração da mesma o Quadro de Competências Digitais para o Cidadão Europeu – DigComp. Com base na importância da mensuração de tais habilidades, o estudo visou identificar os níveis de conhecimento dos acadêmicos nas áreas de informação, comunicação e colaboração. A investigação foi realizada com os discentes do curso x, da universidade x, turma 2018, para tal, aplicou-se um  instrumento de coleta de dados online elaborado com base no teste de competências digitais Ikanos. Os resultados obtidos evidenciaram nível de conhecimento avançado nas competências da área de informação (navegação, pesquisa, filtro de dados e conteúdo digital, e interação por meio das TICs). Nas competências relacionadas a comunicação e colaboração (compartilhamento de conteúdo digital),  os dados analisados indicaram nível básico dos acadêmicos. Nesse viés enfatiza-se necessidade de elaborar novas estratégias nas instituições de ensino superior, que visem o aprimoramento das competências digitas, com ênfase na área de comunicação e colaboração, e também aplicação das pesquisas para identificar os níveis de competências digitais das outras áreas presentes no DigComp (criação de conteúdo digital, segurança e  resolução de problemas).

Publicado
2019-08-16