Uma análise do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta de aprendizagem nas aulas de Óptica
Palavras-chave:
Tecnologias da informação e comunicação (TICs), Recursos Didáticos, Ensino de Física, ÓpticaResumo
Muitos são os trabalhos que relatam o pouco interesse dos alunos em aprender Física. Uma das causas diz respeito ao uso
ineficaz, por parte do docente, de recursos didáticos em sala de aula. Nesse sentido, a seguinte pesquisa traz uma análise feita a partir
das reflexões do filósofo Álvaro Vieira Pinto e de outros pesquisadores, sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e
Comunicação (TICs) no Ensino de Física. O trabalho teve como objetivo analisar de que forma o uso das TICs podem contribuir como
ferramenta de aprendizagem no ensino de Óptica. A investigação das aulas desenvolveu-se por meio de diários de bordo e um
questionário aplicado com os alunos. Os resultados elucidaram que as TICs, por um lado, podem auxiliar na compreensão de alguns
conceitos e instigam o interesse do alunado pela Física. Mas, por outro lado, verificou-se que o uso demasiado dessa estratégia tornou as
aulas cansativas. Por fim, concluiu-se que a utilização das TICs nas aulas de Óptica depende exclusivamente da mediação do docente,
no sentido de que ele estabeleça as competências e habilidades necessárias a serem desenvolvidas com esse recurso.
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