Uso de experimentações remotas na disciplina de Física

  • Marcia Leandro Benedet UFSC
  • Josiane Santos Medeiros UFSC
  • Tiago Cesconetto Roque UFSC
Palavras-chave: experimentação remota, ensino aprendizagem

Resumo

O uso das tecnologias da informação e comunicação  hoje em sala de aula não representa uma possibilidade, mas uma prática que precisa ser estabelecida. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar uma  experiência sobre a utilização do laboratório remoto  na Escola Educação Básica Municipal  na disciplina de física com alunos do 9º ano. Procura-se responder a seguinte questão: a experimentação remota poderá auxiliar na prática investigativa de conteúdos da disciplina de física, otimizando o processo de ensino aprendizagem? A pesquisa consiste em um estudo de caso,  na intenção de identificar a aprendizagem do ensino de física com  aulas práticas no laboratório de informática  e  uso de dispositivo móvel com os seguintes experimentos  remotos: disco de newton, plano inclinado e movimento retilíneo. Como resultados percebeu-se que a utilização dos experimentos remotos favoreceu o processo ensino aprendizagem investigativo desses conteúdos. Porém, a falta de  internet de boa qualidade, dificultou o processo de utilização dos mesmos, de certa forma reduziu o uso dos experimentos na escola. Como futuras pesquisas sugere-se que se amplie o uso de experimentação remota, no sentido de atingir mais alunos de outras escolas, oportunizando desenvolver atividades de aprendizagem  investigativas com o uso do RexLab.O uso das tecnologias da informação e comunicação  hoje em sala de aula não representa uma possibilidade, mas uma prática que precisa ser estabelecida. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar uma  experiência sobre a utilização do laboratório remoto  na Escola Educação Básica Municipal  na disciplina de física com alunos do 9º ano. Procura-se responder a seguinte questão: a experimentação remota poderá auxiliar na prática investigativa de conteúdos da disciplina de física, otimizando o processo de ensino aprendizagem? A pesquisa consiste em um estudo de caso,  na intenção de identificar a aprendizagem do ensino de física com  aulas práticas no laboratório de informática  e  uso de dispositivo móvel com os seguintes experimentos  remotos: disco de newton, plano inclinado e movimento retilíneo. Como resultados percebeu-se que a utilização dos experimentos remotos favoreceu o processo ensino aprendizagem investigativo desses conteúdos. Porém, a falta de  internet de boa qualidade, dificultou o processo de utilização dos mesmos, de certa forma reduziu o uso dos experimentos na escola. Como futuras pesquisas sugere-se que se amplie o uso de experimentação remota, no sentido de atingir mais alunos de outras escolas, oportunizando desenvolver atividades de aprendizagem  investigativas com o uso do RexLab.O uso das tecnologias da informação e comunicação  hoje em sala de aula não representa uma possibilidade, mas uma prática que precisa ser estabelecida. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar uma  experiência sobre a utilização do laboratório remoto  na Escola Educação Básica Municipal  na disciplina de física com alunos do 9º ano. Procura-se responder a seguinte questão: a experimentação remota poderá auxiliar na prática investigativa de conteúdos da disciplina de física, otimizando o processo de ensino aprendizagem? A pesquisa consiste em um estudo de caso,  na intenção de identificar a aprendizagem do ensino de física com  aulas práticas no laboratório de informática  e  uso de dispositivo móvel com os seguintes experimentos  remotos: disco de newton, plano inclinado e movimento retilíneo. Como resultados percebeu-se que a utilização dos experimentos remotos favoreceu o processo ensino aprendizagem investigativo desses conteúdos. Porém, a falta de  internet de boa qualidade, dificultou o processo de utilização dos mesmos, de certa forma reduziu o uso dos experimentos na escola. Como futuras pesquisas sugere-se que se amplie o uso de experimentação remota, no sentido de atingir mais alunos de outras escolas, oportunizando desenvolver atividades de aprendizagem  investigativas com o uso do RexLab.

Publicado
2019-08-16