Uso de experimentações remotas na disciplina de Física
Palavras-chave:
experimentação remota, ensino aprendizagemResumo
O uso das tecnologias da informação e comunicação hoje em sala de aula não representa uma possibilidade, mas uma prática que precisa ser estabelecida. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar uma experiência sobre a utilização do laboratório remoto na Escola Educação Básica Municipal na disciplina de física com alunos do 9º ano. Procura-se responder a seguinte questão: a experimentação remota poderá auxiliar na prática investigativa de conteúdos da disciplina de física, otimizando o processo de ensino aprendizagem? A pesquisa consiste em um estudo de caso, na intenção de identificar a aprendizagem do ensino de física com aulas práticas no laboratório de informática e uso de dispositivo móvel com os seguintes experimentos remotos: disco de newton, plano inclinado e movimento retilíneo. Como resultados percebeu-se que a utilização dos experimentos remotos favoreceu o processo ensino aprendizagem investigativo desses conteúdos. Porém, a falta de internet de boa qualidade, dificultou o processo de utilização dos mesmos, de certa forma reduziu o uso dos experimentos na escola. Como futuras pesquisas sugere-se que se amplie o uso de experimentação remota, no sentido de atingir mais alunos de outras escolas, oportunizando desenvolver atividades de aprendizagem investigativas com o uso do RexLab.O uso das tecnologias da informação e comunicação hoje em sala de aula não representa uma possibilidade, mas uma prática que precisa ser estabelecida. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar uma experiência sobre a utilização do laboratório remoto na Escola Educação Básica Municipal na disciplina de física com alunos do 9º ano. Procura-se responder a seguinte questão: a experimentação remota poderá auxiliar na prática investigativa de conteúdos da disciplina de física, otimizando o processo de ensino aprendizagem? A pesquisa consiste em um estudo de caso, na intenção de identificar a aprendizagem do ensino de física com aulas práticas no laboratório de informática e uso de dispositivo móvel com os seguintes experimentos remotos: disco de newton, plano inclinado e movimento retilíneo. Como resultados percebeu-se que a utilização dos experimentos remotos favoreceu o processo ensino aprendizagem investigativo desses conteúdos. Porém, a falta de internet de boa qualidade, dificultou o processo de utilização dos mesmos, de certa forma reduziu o uso dos experimentos na escola. Como futuras pesquisas sugere-se que se amplie o uso de experimentação remota, no sentido de atingir mais alunos de outras escolas, oportunizando desenvolver atividades de aprendizagem investigativas com o uso do RexLab.O uso das tecnologias da informação e comunicação hoje em sala de aula não representa uma possibilidade, mas uma prática que precisa ser estabelecida. Nesse contexto, este trabalho objetiva apresentar uma experiência sobre a utilização do laboratório remoto na Escola Educação Básica Municipal na disciplina de física com alunos do 9º ano. Procura-se responder a seguinte questão: a experimentação remota poderá auxiliar na prática investigativa de conteúdos da disciplina de física, otimizando o processo de ensino aprendizagem? A pesquisa consiste em um estudo de caso, na intenção de identificar a aprendizagem do ensino de física com aulas práticas no laboratório de informática e uso de dispositivo móvel com os seguintes experimentos remotos: disco de newton, plano inclinado e movimento retilíneo. Como resultados percebeu-se que a utilização dos experimentos remotos favoreceu o processo ensino aprendizagem investigativo desses conteúdos. Porém, a falta de internet de boa qualidade, dificultou o processo de utilização dos mesmos, de certa forma reduziu o uso dos experimentos na escola. Como futuras pesquisas sugere-se que se amplie o uso de experimentação remota, no sentido de atingir mais alunos de outras escolas, oportunizando desenvolver atividades de aprendizagem investigativas com o uso do RexLab.
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