Tecnologia Assistiva no ensino de alunos com deficiência em comunidades Quilombola e Pesqueira

  • Mequias Pereira de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - GRADUAÇÃO
  • Odinilton Pacheco de Deus UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - GRADUAÇÃO
  • Raquel Amorim dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - DOCENTE
Palavras-chave: Tecnologia Assistiva. Ensino. Aluno com deficiência.

Resumo

Esse trabalho resulta de atividades desenvolvidas na extensão universitária, objetivamente busca apresentar alguns resultados sobre o uso de Tecnologia Assistiva no ensino de alunos com deficiência em Comunidades Quilombola e Pesqueira. Metodologicamente é uma abordagem qualitativa por meio de observação e entrevista semiestruturada. Os resultados revelam a necessidade da formação continuada dos professores para o uso de Tecnologia Assistiva. Demonstra que o (não) uso da Tecnologia Assistiva no ensino de alunos com deficiência, não pode ser atrelado somente às dificuldades estruturais da escola, é preciso olhar para outros aspectos, quais sejam, falta de conhecimento sobre o uso dos recursos, as representações sobre a identidade do aluno com deficiência, a organização do espaço e tempo escolar, falta de planejamento, dentre outros. Consideramos o uso da Tecnologia Assistiva enquanto uma alternativa e meio facilitador do processo de aquisição e construção do conhecimento, configurando-se numa possibilidade metodológica do trabalho docente e de inclusão escolar e social.

Biografia do Autor

Odinilton Pacheco de Deus, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - GRADUAÇÃO

Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança. Bolsista Navega Saberes Infocentro, da Pró-Reitoria de Extensão

Raquel Amorim dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - DOCENTE

Doutora em Educação pela UFPA. Mestre em Educação pela UFPA. Professora Adjunta da UFPA. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/ICED/UFPA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAFRO/UFPA). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

Publicado
2019-08-16