Tecnologia Assistiva no ensino de alunos com deficiência em comunidades Quilombola e Pesqueira
Palavras-chave:
Tecnologia Assistiva. Ensino. Aluno com deficiência.Resumo
Esse trabalho resulta de atividades desenvolvidas na extensão universitária, objetivamente busca apresentar alguns resultados sobre o uso de Tecnologia Assistiva no ensino de alunos com deficiência em Comunidades Quilombola e Pesqueira. Metodologicamente é uma abordagem qualitativa por meio de observação e entrevista semiestruturada. Os resultados revelam a necessidade da formação continuada dos professores para o uso de Tecnologia Assistiva. Demonstra que o (não) uso da Tecnologia Assistiva no ensino de alunos com deficiência, não pode ser atrelado somente às dificuldades estruturais da escola, é preciso olhar para outros aspectos, quais sejam, falta de conhecimento sobre o uso dos recursos, as representações sobre a identidade do aluno com deficiência, a organização do espaço e tempo escolar, falta de planejamento, dentre outros. Consideramos o uso da Tecnologia Assistiva enquanto uma alternativa e meio facilitador do processo de aquisição e construção do conhecimento, configurando-se numa possibilidade metodológica do trabalho docente e de inclusão escolar e social.
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