Software de Apresentação Digital Interativa na EaD

  • Augusto Weiand Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Dubal Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francieli Motter Ludovico Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Patrícia da Silva Campelo Costa Barcello Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Interação, Educação a Distância

Resumo

O contexto educacional requer cada vez mais práticas de ensino e aprendizagem dinâmicas e diversificadas para auxiliar os estudantes no seu desenvolvimento. Diante desse propósito, as Tecnologias de Comunicação Digital configuram-se como elementos propulsores e agregadores para essa finalidade. O objetivo do presente estudo é apresentar duas práticas de aula a distância mediadas pelo mesmo Software de Apresentação Digital Interativa (Voice Thread), uma na modalidade síncrona e outra assíncrona, de maneira a verificar como se deu a interação em ambos os casos. A metodologia utilizada foi a qualitativa de caráter interpretativista, o instrumento de coleta de dados foi um questionário, e a prática se deu em duas turmas de pós-graduação de uma universidade pública federal. Constatou-se que as duas aulas foram relevantes em contexto de Educação a Distância, mas identificou-se que a aula síncrona possibilitou maior interação entre os estudantes, pois foi mais exitosa quanto às trocas de conhecimento sobre os conteúdos tratados. Contudo, a aula assíncrona, possibilitou ultrapassar as barreiras de tempo e espaço, respeitando as singularidades de cada participante do processo.

Publicado
2019-08-17