Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: uma análise a partir do uso de dispositivos móveis em uma escola multisseriada indígena

  • Jaqueline Josiwana Steffens da Rocha IFSC
  • Angela Paula Drawanz Gotzke
  • Isabela Nardi da Silva
  • Simone Sommer Meister Biléssimo
  • Juarez Bento da Silva
Palavras-chave: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação; Tecnologias Educacionais; Educação Indígena; Modelo SAMR.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é avaliar o impacto do uso da tecnologia no desenvolvimento de uma história em quadrinhos durante a aula de Guarani para estudantes de uma escola multisseriada indígena. Para realizar esta análise, foi adotado o modelo SAMR (Substituição, Ampliação, Modificação e Redefinição), desenvolvido para avaliar quanto significativamente certo uso de tecnologia modifica a aprendizagem. Após análise e interpretação dos resultados, com base no modelo SAMR, pôde-se identificar o uso de tecnologia nos níveis de substituição, ampliação e modificação. Foi possível perceber que a metodologia proposta facilitou o processo de aprendizagem dos conteúdos. Isso também permitiu ao professor vivenciar as potencialidades pedagógicas das novas tecnologias da informação e comunicação.

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Publicado
2019-08-16