Uso das TICs como abordagem para alunos de uma escola estadual de ensino médio na prevenção e combate à violência
Palavras-chave:
TIC, Violência, CyberbullyingResumo
Esta pesquisa abordou o tema violência que ocorre na sociedade e como a escola, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pode conscientizar, combater e prevenir este problema social. Pretendeu-se abordar os diversos tipos de violência para os alunos dos segundos anos de uma Escola de Ensino Médio do interior do estado XXXXXXXX na disciplina de Artes, utilizando as TIC em modo transversal e interdisciplinar, de forma a desenvolver nesses indivíduos uma consciência crítica acerca dessa adversidade, buscando o bem social e uma convivência harmoniosa. Desse modo, será possível identificar, prevenir e combater os diversos tipos de violência a que os alunos estão sujeitos, dando a eles acesso e informação sobre esse mal que aflige não só aos jovens, mas toda a sociedade. Foi feito seminário, respondidos questionários, desenvolvidos e avaliados mapas conceituais e construídos diversos curtas-metragens. Observou-se nos resultados um grande envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas. O cyberbullying e a violência doméstica foram os tipos de violência que tiveram maior destaque nas práticas desenvolvidas e realizadas pelos estudantes, enquanto o seminário e os curtas-metragens foram as atividades que mais causaram impacto entre eles. Houve dificuldade no desenvolvimento dos mapas conceituais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Os autores dos relatos são responsáveis pelo que expressam, o qual não necessariamente reflete a opinião dos organizadores. As imagens foram fornecidas pelos autores de cada capítulo.