Uso das TICs como abordagem para alunos de uma escola estadual de ensino médio na prevenção e combate à violência

Autores

  • Edilson Luiz do Nascimento Instituto Federal do Espírito Santo
  • Aline Daniela Grecco Pizzol Instituto Federal do Espírito Santo
  • Kamila Scalzer Instituto Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

TIC, Violência, Cyberbullying

Resumo

Esta pesquisa abordou o tema violência que ocorre na sociedade e como a escola, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pode conscientizar, combater e prevenir este problema social. Pretendeu-se abordar os diversos tipos de violência para os alunos dos segundos anos de uma Escola de Ensino Médio do interior do estado XXXXXXXX na disciplina de Artes, utilizando as TIC em modo transversal e interdisciplinar, de forma a desenvolver nesses indivíduos uma consciência crítica acerca dessa adversidade, buscando o bem social e uma convivência harmoniosa. Desse modo, será possível identificar, prevenir e combater os diversos tipos de violência a que os alunos estão sujeitos, dando a eles acesso e informação sobre esse mal que aflige não só aos jovens, mas toda a sociedade.  Foi feito seminário, respondidos questionários, desenvolvidos e avaliados mapas conceituais e construídos diversos curtas-metragens. Observou-se nos resultados um grande envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas. O cyberbullying e a violência doméstica foram os tipos de violência que tiveram maior destaque nas práticas desenvolvidas e realizadas pelos estudantes, enquanto o seminário e os curtas-metragens foram as atividades que mais causaram impacto entre eles. Houve dificuldade no desenvolvimento dos mapas conceituais.

Downloads

Publicado

2019-08-16