A Construção de Identidades Infanto-Juvenis a partir do Jogo On-line Minecraft e as suas Relações com o Processo de Ensino e Aprendizagem

  • Jamile Santinello Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Andrieli Dal Pizzol Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Eliane Marin Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Vilma Pereira da Luz Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: Identidades infanto-juvenis, Jogo On-line Minecraft, Atividades colaborativas, Processos de ensino e aprendizagem

Resumo

Este trabalho busca a compreensão das identidades infanto-juvenis contemporâneas construídas a partir de suas interações em jogos on-line na Internet, contemplando os processos de ensino e aprendizado inseridos neste processo. Diante de uma sociedade cada vez mais imersa em um mundo virtualizado, as formações identitárias anteriormente definidas como únicas, reestruturam-se em suas fragmentações gerando questionamentos e definições nunca antes observados. Os jogos on-line fazem parte deste contexto, contribuindo para que os jovens em idade escolar apropriem-se de vários papéis, rompendo fronteiras de tempos e espaços. Para o entendimento destas identidades e suas interferências na sociedade atual foi empreendida a análise de práticas pedagógicas interdisciplinares realizadas com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental Público, em que os alunos desenvolveram diferenciadas atividades colaborativas concretas e virtuais utilizando o jogo on-line Minecraft. Este estudo fundamenta-se em um arcabouço teórico que se subsidia em: Hall (2015), Panfrey e Gasser (2011), Mattar (2011) entre outros. O delineamento metodológico sustentou-se por meio da investigação contextualizada qualitativa por Flick (2009) e Gil (2008). Os resultados demonstraram como os alunos assumiram rapidamente outras identidades criando suas personagens, interagindo de forma colaborativa, elaborando estratégias para a resolução de problemas, além de construírem redes de conhecimento.

Biografia do Autor

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Comunicação- UFRJ, Docente efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste –
UNICENTRO- Departamento de Pedagogia-DEPED/G; Docente do PPGE- Mestrado em Educação.

Andrieli Dal Pizzol, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda em Educação- PPGE, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Bolsista
CAPES. 

Eliane Marin Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda em Educação- PPGE, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Vilma Pereira da Luz Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Mestranda em Educação- PPGE, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Publicado
2019-08-16