Interpretação interdisciplinar da Logística: Uma visão subliminar das produções cinematográficas

  • Andrea Moraes SEDUC RS
  • Claudio de Musacchio
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, mídias de áudio e vídeo, desterritorialização na educação

Resumo

Resumo. Este artigo é resultado de uma investigação numa escola pública estadual com o objetivo de
pesquisar práticas pedagógicas interdisciplinares, com o uso de ambiente de redes sociais pelos
estudantes no uso de mídias de áudio e vide o para produção de conteúdos escolares. A pesquisa
envolveu docentes e estudantes do ensino técnico integrado em Logística, das disciplinas de Língua
Portuguesa e Literatura. A abordagem foi de pesquisa-ação, considerando o envolvimento do
pesquisador com os indivíduos pesquisados, e os resultados apontam para possibilidades de melhoria na
motivação dos estudantes. O uso de redes sociais trouxe novas perspectivas no estado afetivo de interesse
dos estudantes pela pesquisa e publicação no Facebook, onde todos puderam perceber as atratividades do
ambiente e a vontade dos estudantes em querer participar. A produção dos áudios e vídeos também foi
considerado um avanço significativo pela pesquisa, pois os estudantes puderam se expor física em frente
das câmeras, perdendo a timidez e possibilitando maior reflexão e crítica de si mesmos. A
interdisciplinaridade proporcionou motivação nos estudantes aos estudos, incentivando a pesquisa
científica, a reflexão, a interação e colaboração entre os mesmos, a produção de conteúdo programático
pelos estudantes e a visualização constante das etapas da pesquisa através de uma ferramenta de rede
social.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; mídias sociais; áudio e vídeo na sala de aula, redes sociais na
educação, desterritorialização na educação.
Abstract: This article is the result of an investigation at a state school for the purpose of

Referências

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Publicado
2019-08-16