Interpretação interdisciplinar da Logística: Uma visão subliminar das produções cinematográficas
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, mídias de áudio e vídeo, desterritorialização na educaçãoResumo
Resumo. Este artigo é resultado de uma investigação numa escola pública estadual com o objetivo de
pesquisar práticas pedagógicas interdisciplinares, com o uso de ambiente de redes sociais pelos
estudantes no uso de mídias de áudio e vide o para produção de conteúdos escolares. A pesquisa
envolveu docentes e estudantes do ensino técnico integrado em Logística, das disciplinas de Língua
Portuguesa e Literatura. A abordagem foi de pesquisa-ação, considerando o envolvimento do
pesquisador com os indivíduos pesquisados, e os resultados apontam para possibilidades de melhoria na
motivação dos estudantes. O uso de redes sociais trouxe novas perspectivas no estado afetivo de interesse
dos estudantes pela pesquisa e publicação no Facebook, onde todos puderam perceber as atratividades do
ambiente e a vontade dos estudantes em querer participar. A produção dos áudios e vídeos também foi
considerado um avanço significativo pela pesquisa, pois os estudantes puderam se expor física em frente
das câmeras, perdendo a timidez e possibilitando maior reflexão e crítica de si mesmos. A
interdisciplinaridade proporcionou motivação nos estudantes aos estudos, incentivando a pesquisa
científica, a reflexão, a interação e colaboração entre os mesmos, a produção de conteúdo programático
pelos estudantes e a visualização constante das etapas da pesquisa através de uma ferramenta de rede
social.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; mídias sociais; áudio e vídeo na sala de aula, redes sociais na
educação, desterritorialização na educação.
Abstract: This article is the result of an investigation at a state school for the purpose of
Referências
Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 1996. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 08 abr. 2010.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição Imaginária da Sociedade. 5º Ed., Paz e Terra, Rio de
Janeiro, 2000.
FAZENDA, Ivani C. A. Carta aberta aos professores que desejam se transformar. In:
FAZENDA, I. (Org.). Interdisciplinaridade na educação brasileira. 20 anos. São Paulo: Criarp,
2006.
_________. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.
13ª Edição. 2006.
_________. A formação do professor pesquisador – 30 anos de pesquisa. Revista
ECurriculum. São Paulo, v1, n.1, disponível em: http ://www.pucsp.br/ecurriculum acesso em:
10 mar. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Os autores dos relatos são responsáveis pelo que expressam, o qual não necessariamente reflete a opinião dos organizadores. As imagens foram fornecidas pelos autores de cada capítulo.