Tecnologia educativa: aporte pedagógico de orientação à aprendizagem e desempenho

  • Silvana Mara Bernardi Rizotto UNINTER
  • Fernanda Sprada Lopes UNINTER
  • Neusa Aparecida Radeck
  • Ivo José Both
Palavras-chave: Tecnologia, Aprendizagem, Desempenho

Resumo

O presente artigo traz a importância sobre contribuição de tecnologias como aportes de alguma forma pedagógica e, até mesmo, metodológica quando do percurso dos caminhos que conduzem à melhoria da aprendizagem e do desempenho nos meios educativos e sociais. Tanto em tempos passados quantos nos mais recentes, as tecnologias tiveram e continuam tendo relevante valor como apoio pedagógico e percurso metodológico, sim, na melhoria da apendizagem e do desempenho do estudante. O emprego de tecnologia educativa vem conquistando espaços tanto em intensidade quanto em abrangência, contribuindo de forma decisiva na inclusão sempre maior de estudantes em espaços escolares. Já na docência e aprendizagem, podemos dizer que a interação de ferramentas tecnológicas tende a provocar empatia pedagógica entre professor e estudante, por alguns motivos significativos em ambiente escolar. Sofisticadas ou não, existem ferramentas tecnológicas ao alcance de todas as preferências, necessidades e das condições sociais das mentes criativas que delas quiserem fazer uso. Para tanto, há sinais sempre mais visíveis de que a tecnologia continue a ser um dos objetivos de progresso social prioritário com vistas à dignificação do ser humano. A incorporação das possibilidades de avanço da tecnologia em benefício do ser humano encaminha-se com passos lentos, mas, com demonstrações de significativa firmeza.

Biografia do Autor

Fernanda Sprada Lopes, UNINTER

Bacharel em Comunicação Social ? Relações Públicas pela PUCPR; especialista em marketing também pela PUCPR; possui cursos de extensão na área de gestão e educação. Licenciada em pedagogia pela FAEL; Mestranda em Educação e Novas Tecnologias pela UNINTER. Atualmente é orientadora pedagógica da Faculdades da Industria - Campus CIC. Ministra formação de professores na área de Avaliação. Área de concentração de estudo no mestrado: Avaliação e Meta-Avaliação.

Neusa Aparecida Radeck

Possui graduação em pedagogia pela Universidade do Contestado (2000) e em Administração de Empresas pela Faculdade Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação no ensino Fundamental e Educação Infantil. Atua como pedagoga em CMEI e escola de Curitiba. Fez pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva- Facinter e em Educação Infantil- PUC. Tem uma experiência de quinze anos na educação infantil e ensino fundamental na rede Municipal de Curitiba.Está cursando mestrado em educação e novas tecnologias na UNINTER e também um curso de especialização em Docência em EAD.

Ivo José Both

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo-RS (1975). Possui mestrado em Educação na área de Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-RS (1982), doutorado em Educação na área de Política Educacional pela Universidade do Minho, Portugal (1992) e pós-doutorado em Avaliação e Pesquisa obtido em Audiência Pública na Universidade Federal do Paraná (2018). É Técnico em Enfermagem: COREN PR 001003488. No Centro Universitário Internacional Uninter (Curitiba-PR) é: professor titular em cursos de graduação e de pós-graduação presenciais e a distância, pesquisador e escritor; atua no Núcleo de Pesquisa em Educação; é Presidente do Conselho Editorial da Editora Intersaberes (desde 05/2005); é docente no Programa de mestrado em Educação e Novas Tecnologias. No MEC é avaliador de cursos e avaliador institucional. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, educação, instituição, educação a distância e qualidade. Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (1993 a 1999) e na (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER-PR (2006 e 2007). Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-1998). Foi Pró-Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como Diretor Acadêmico da (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER. Moção recebida da Assembleia Legislativa do Paraná pela contribuição na docência superior e publicação de obras relevantes à área acadêmica (2013). Honra ao Mérito por atuação exemplar no combate ao câncer infantil (2015). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná (Decreto Estadual/PR nº 11.672, de 16/07/2014). É Líder da linha de pesquisa (CNPq): Formação docente e novas tecnologias. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional-UNINTER de 27/01 a 06/12/2016. Integrante do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER. Pós-Doutorado em Educação na UFPR (em curso). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9663-7257

Publicado
2019-08-16