Tecnologia educativa: aporte pedagógico de orientação à aprendizagem e desempenho
Palavras-chave:
Tecnologia, Aprendizagem, DesempenhoResumo
O presente artigo traz a importância sobre contribuição de tecnologias como aportes de alguma forma pedagógica e, até mesmo, metodológica quando do percurso dos caminhos que conduzem à melhoria da aprendizagem e do desempenho nos meios educativos e sociais. Tanto em tempos passados quantos nos mais recentes, as tecnologias tiveram e continuam tendo relevante valor como apoio pedagógico e percurso metodológico, sim, na melhoria da apendizagem e do desempenho do estudante. O emprego de tecnologia educativa vem conquistando espaços tanto em intensidade quanto em abrangência, contribuindo de forma decisiva na inclusão sempre maior de estudantes em espaços escolares. Já na docência e aprendizagem, podemos dizer que a interação de ferramentas tecnológicas tende a provocar empatia pedagógica entre professor e estudante, por alguns motivos significativos em ambiente escolar. Sofisticadas ou não, existem ferramentas tecnológicas ao alcance de todas as preferências, necessidades e das condições sociais das mentes criativas que delas quiserem fazer uso. Para tanto, há sinais sempre mais visíveis de que a tecnologia continue a ser um dos objetivos de progresso social prioritário com vistas à dignificação do ser humano. A incorporação das possibilidades de avanço da tecnologia em benefício do ser humano encaminha-se com passos lentos, mas, com demonstrações de significativa firmeza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Os autores dos relatos são responsáveis pelo que expressam, o qual não necessariamente reflete a opinião dos organizadores. As imagens foram fornecidas pelos autores de cada capítulo.