Percepções de Professores de Química em Formação Inicial em Relação às suas Bases de Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK)

  • Thaygra Severo Bernardes Universidade Luterana do Brasil
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Universidade Luterana do Brasil
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores, Ensino de Química, Tecnologias da Informação e Comunicação, TPACK

Resumo

Com a finalidade de orientar sobre a integração das TIC em sala de aula, o modelo teórico denominado Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), proposto por Mishra e Koehler em 2006, ressalta a necessidade de relacionar os conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e do conteúdo dos professores. No âmbito da formação inicial docente, este trabalho objetivou identificar quais a percepções que licenciandos em Química possuem em relação às suas bases do TPACK ao chegar em seu último ano de formação. Utilizando-se como instrumento de coleta o questionário TPACK Survey for Meaningful Learning (QTPACK), os dados quantitativos obtidos indicaram que os professores de Química em formação inicial apresentam uma certa incerteza em relação à base de conhecimento que envolve o conteúdo de Química. Porém, esta incerteza é menor quando há a integração de tecnologias, onde as respostas para as bases de conhecimento com tecnologia demonstraram maior confiança. Desta forma, pode-se verificar que o modelo TPACK além de relacionar as diferentes bases de conhecimento, também amplia a compreensão do sentido e significado de se usar tecnologias no ensino.

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Publicado
2019-08-16