Educação Tecnológica Aplicada Às Cooperativas: Análise De Keyword

  • Mônica da Rosa Mendonça UNESC
  • Max Richard Coelho Verginio Unesc
  • Gabriel Crozetta Mazon Unesc
  • Dimas de Oliveira Estevam Unesc
Palavras-chave: Educação do Campo; Ensino técnico; Big Data na Educação; Financiamento Tecnologia Inovação; Mineração de dados educacionais; Sociais Aplicadas

Resumo

Este artigo compõe parte dos estudos interdisciplinares sobre educação do campo e agricultura familiar[1]. A análise bibliométrica das dissertações e teses pertencentes a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as temáticas tecnologia da educação e cooperativismo. Esse método de análise de conteúdo permite apreender rapidamente o que é produzido sobre determinado tema, possibilitando ao pesquisador de iniciação científica se apropriar de conhecimento de maneira num curto espaço de tempo. O objetivo deste artigo é representar graficamente a produção científica sobre tecnologia educacional e cooperativismo e, compreender como a padronização destas publicações podem auxiliar na produção científica reduzindo os vieses causados pelas dificuldades de acesso aos artigos científicos, e a disseminação das publicações aos pares. Ao analisar os estudos ressalta-se que os dados analisados são de origem administrativas, e por isso, a falta de informações em alguns campos e nos cadastros de bases de dados que prejudicam as análises. O problema é recorrente em todos os anos analisados, desta forma, sugere-se a revisão dos sistemas de preenchimentos das plataformas, para possibilitar resultados mais fidedignos, sem possíveis enviesamentos.

[1] O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do plano de trabalho PIBIC - edital no 120-2018 - PROCAD.

 

Publicado
2019-08-16