Educação Tecnológica Aplicada Às Cooperativas: Análise De Keyword
Palavras-chave:
Educação do Campo; Ensino técnico; Big Data na Educação; Financiamento Tecnologia Inovação; Mineração de dados educacionais; Sociais AplicadasResumo
Este artigo compõe parte dos estudos interdisciplinares sobre educação do campo e agricultura familiar[1]. A análise bibliométrica das dissertações e teses pertencentes a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com as temáticas tecnologia da educação e cooperativismo. Esse método de análise de conteúdo permite apreender rapidamente o que é produzido sobre determinado tema, possibilitando ao pesquisador de iniciação científica se apropriar de conhecimento de maneira num curto espaço de tempo. O objetivo deste artigo é representar graficamente a produção científica sobre tecnologia educacional e cooperativismo e, compreender como a padronização destas publicações podem auxiliar na produção científica reduzindo os vieses causados pelas dificuldades de acesso aos artigos científicos, e a disseminação das publicações aos pares. Ao analisar os estudos ressalta-se que os dados analisados são de origem administrativas, e por isso, a falta de informações em alguns campos e nos cadastros de bases de dados que prejudicam as análises. O problema é recorrente em todos os anos analisados, desta forma, sugere-se a revisão dos sistemas de preenchimentos das plataformas, para possibilitar resultados mais fidedignos, sem possíveis enviesamentos.
[1] O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e do plano de trabalho PIBIC - edital no 120-2018 - PROCAD.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste trabalho, exceto quando houver ressalva, é publicado sob a licença Creative Commons Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não adaptada.
Os autores dos relatos são responsáveis pelo que expressam, o qual não necessariamente reflete a opinião dos organizadores. As imagens foram fornecidas pelos autores de cada capítulo.