Mobile learning: uma aproximação entre a teoria e a prática na escola de educação básica
Palavras-chave:
Mobile learning, tablets, ação pedagógica inovadora, matemática, mobile learning, tablets, smartphones, matemática, aprendizagem ativaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado em que analisamos as possibilidades pedagógicas da teoria do mobile learning para o ensino de conceitos matemáticos na escola de educação básica. Por meio de uma pesquisa ação desenvolvemos uma formação continuada que alcançou cerca de 60 professores da escola pública e levou conhecimento teórico e prático para estes profissionais. Defendemos a tese de que uma ação pedagógica baseada na teoria do mobile learning Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado em que analisamos as possibilidades pedagógicas da teoria do mobile learning para o ensino de conceitos matemáticos na escola de educação básica. Por meio de uma pesquisa ação desenvolvemos uma formação continuada que alcançou cerca de 60 professores da escola pública e levou conhecimento teórico e prático para estes profissionais. Defendemos a tese de que uma ação pedagógica baseada na teoria do mobile learning possui características de uma ação pedagógica inovadora. Por meio de uma pesquisa qualitativa (destaque para o uso do software de pesquisa qualitativa AtlasTi) analisamos propostas e aplicações em sala de aula onde os professores que realizaram a formação levaram para suas turmas o uso de dispositivos móveis (tablets e smartphones) para o ensino de conceitos matemáticos no ensino fundamental. O trabalho se mostra relevante visto que há uma demanda por parte da sociedade por melhores níveis de aprendizagem, pelo uso eficiente das tecnologias digitais na educação, e também por dinâmicas e metodologias de ensino que levem os alunos, não só ao conhecimento dos conteúdos curriculares, mas ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o cidadão do século XXI, a saber: Trabalho em grupo, criatividade, protagonismo, uso de tecnologias digitais e resolução de problemas.características de uma ação pedagógica inovadora. Por meio de uma pesquisa qualitativa (destaque para o uso do software de pesquisa qualitativa AtlasTi) analisamos propostas e aplicações em sala de aula onde os professores que realizaram a formação levaram para suas turmas o uso de dispositivos móveis (tablets e smartphones) para o ensino de conceitos matemáticos no ensino fundamental. O trabalho se mostra relevante visto que há uma demanda por parte da sociedade por melhores níveis de aprendizagem, pelo uso eficiente das tecnologias digitais na educação, e também por dinâmicas e metodologias de ensino que levem os alunos, não só ao conhecimento dos conteúdos curriculares, mas ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o cidadão do século XXI, a saber: Trabalho em grupo, criatividade, protagonismo, uso de tecnologias digitais e resolução de problemas.
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