A robótica na democratização do uso de tecnologias:

Percepção dos estudantes da educação Básica

  • Valéria Silva Fernandes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Julia Rocha da Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alice Layara Almeida Campos
  • Mateus Fellipe Alves Lopes
  • Fábia Magali Santos Vieira
  • Marcos Flávio Silveira Vasconcelos D’Angelo
  • João Carneiro Netto
Palavras-chave: Robótica, Ensino-aprendizagem, Kit Lego Mindstorms EV3, Educação Básica.

Resumo

A tecnologia evolui mais a cada dia e com ela as possibilidades do seu uso se expandem em um universo podendo ser utilizada em tudo o que se pode imaginar. A robótica representou um grande avanço para a tecnologia e os mais diversos ambientes em que ela pode ser aplicada, é de fato surpreendente. O uso da robótica como recurso no processo de ensino-aprendizagem tem se mostrado de grande valia, trazendo mais dinâmica para a sala de aula, despertando o interesse em participar das atividades propostas e a curiosidade por tal tecnologia aguça a criatividade, o que pode contribuir para desenvolvimento lógico dos jovens. Nesta perspectiva, apresentamos, neste trabalho, dados de um estudo exploratório realizado com estudantes da Educação Básica de escolas públicas sobre suas percepções a respeito das contribuições da robótica para sua formação.

Publicado
2019-08-16