Prefácio

  • Juarez Bento da Silva
  • Simone Meister Sommer Biléssimo
  • João Bosco da Mota Alves
Palavras-chave: Tecnologias na Educação, Simpósio, RExLab, Ibero-Americano

Resumo

Prezados(as) Leitores(as):

Em nome do Comitê Organizador do III Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais (SITED 2019), agradecemos a participação expressiva dos mais de 900 participantes, entre eles: docentes, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições da área educacional. O evento foi promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Araranguá. Esta edição foi realizada entre 03 a 05 de junho de 2019, na cidade de Araranguá, Santa Catarina.

O Simpósio promoveu um espaço para que especialistas, convidados e pesquisadores compartilhassem seus conhecimentos e experiências voltadas à integração de tecnologias na educação. Foram realizadas palestras, mesas redondas e oficinas, onde pesquisadores do Brasil, Portugal e Argentina apresentaram iniciativas inovadoras e resultados de inéditos de estudos sobre tecnologias e educação.

Foram recebidas 267 submissões, que incluíram autores de 16 UF e 4 países da América Latina, e a taxa de aceite, para apresentação, foi de 31,46%. Os anais desta edição são compostos por um conjunto de 38 artigos completos, em português e espanhol, que foram apresentados em formato de comunicação oral e 17 resumos expandidos, relacionados aos trabalhos apresentados nas seções de posteres. Os relatos de experiência foram publicados em ebook específico.

Os trabalhos recebidos foram categorizados em artigos, relatos de experiência do uso das TIC na educação e posteres. Sendo 203 na modalidade artigos, 34 relatos de experiência e 30 na modalide poster. Na modalidade artigos foram selecionados 37 trabalhos, e na modalidade poster 20, que abordaram temas como: laboratórios virtuais e remotos, formação docente, realidade virtual e aumentada, mobile learning, análise do perfil dos estudantes e uso da tecnologia, práticas pedagógicas, aprendizagem baseada em problema e uso de recursos aplicados ao processo de ensino. Já os 27 relatos de experiência selecionados, apresentam práticas realizadas nos mais diversos níveis de ensino, fazendo uso de aplicativos, laboratórios virtuais e remotos, dispositivos móveis, podcasts e outros.

Aproveitamos para agradecer à Comissão Científica pelo excelente trabalho realizado durante o processo de revisão dos artigos, ao SITED 2019 e as agências de fomento, instituições e empresas que apoiaram a organização do evento.

Por fim, agradecemos a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pelo apoio financeiro ao avento, pois, sem este o evento não seria realizado. E também aos autores, palestrantes, coordenadores de atividades especiais, presidentes de sessões orais e pôsteres, e a todos que contribuíram para o sucesso do III SITED.

Publicado
2019-08-17