Modelo Complexo de Utilização, Integração e Apropriação das Tecnologias e Mídias digitais pelo Professor

  • Marilete T. Marqueti de Araujo
  • Ricardo Antunes de Sá

Resumo




Este modelo resultou da pesquisa de mestrado, iniciada em 2014 que transcorreu até 2015. A pesquisa foi realizada com os professores da primeira etapa do Ensino Fundamental do Município de Araucária. A partir das análises dos dados foi possível identificar os fatores individuais e institucionais que influenciam no processo de utilização, integração e apropriação das tecnologias e mídias digitais pelo professor. Os resultados indicaram que o uso dos recursos tecnológicos digitais contribui para modificar a identidade docente. Cada professor estabelece uma relação particular com o uso das tecnologias e mídias digitais na sua prática pedagógica que é influenciada pelos múltiplos fatores que constituem esse processo.


Referências

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. (70th ed). Edições Loyola. Lisboa.
Forquin, J. C. (1993). Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre-RS: Artes Médicas.
Hall, S. (2006). A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro-RJ: DP&A.
Kenski, V. M. (2013). Tecnologias e tempo docente. Campinas-SP: Papirus.
Moran, J.M. (2011). Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Campinas-SP: Papirus.
Moersh, C. (1996). Computer efficiency: measuring the instructional use of technology. Learning and Leading With Technology, December/January 1996-1997. ISTE – International Society for Technology in Education.
Morin, E. (2014). A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. (21th ed). Rio de Janeiro-RJ: Bertrand Brasil.
8
Pimenta, S. G. (2000). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo-SP: Cortez.
Sandholtz, J. H, Ringstaff, C. & Dwyer, D.C. (1997). Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre-RS: Artes Médicas.
Tardif, M. (2013). Saberes docente e formação profissional. (15th ed). Petrópolis-RJ: Ed. Vozes.
Valente, J.A. (2005). Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador: o papel do computador no processo ensino-aprendizagem. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
T. MARQUETI DE ARAUJO, Marilete; ANTUNES DE SÁ, Ricardo. Modelo Complexo de Utilização, Integração e Apropriação das Tecnologias e Mídias digitais pelo Professor. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 1-9, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/66>. Acesso em: 25 nov. 2017.