Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital: Um Horizonte de Novas Possibilidades Didático-Pedagógicas

  • Lauro Roberto Lostada
  • Dulce Márcia Cruz

Resumo




Este trabalho tem como objetivo analisar a tessitura de um novo tecido cultural, cujas bases se alicerçam no seio das tecnologias. Apresentar- se-á, para tanto, como a formação continuada tem se tornado uma da possibilidade de transformação didática, especificamente em relação ao Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital, que foi oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina para aproximadamente 800 profissionais da educação. O resultado dessa pesquisa aponta para um modelo educacional ainda muito centralizado no poder/saber da palavra escrita/proferida, justificando a necessidade de se consolidar um projeto educacional dialógico, reflexivo e crítico, que permita o encontro entre os professores como forma de alicerçar um movimento permanente em vista do conhecimento e, portanto, da emancipação crítica dos sujeitos.


Referências

CRUZ, D. M. (2016). Letramentos, práticas pedagógicas e formação de professores para as mídias: reflexões sobre a relação entre a cultura digital e a universidade. In: MILL, D.; REALI, A. (Org.). Educação a distância, qualidade e convergências: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. 1a. ed. EDUFSCar, São Carlos, v. 1, p. 177- 192.
CRUZ, D. M. (2013). Letramento midiático na educação a distância. In: FIDALGO, F. S. R.; CORRADI, W. J.; LIMA, R. N. de S.; FAVACHO, A.; ARRUDA, E. P. (Org.). Educação a distância: meios, atores e processos. 1a. ed., CAED UFMG, Belo Horizonte, v. 1, p. 85-93.
FREIRE, Paulo. (1988) A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Cortez, São Paulo.
HARGREAVES, Andy. (2001). O ensino como profissão paradoxal. Revista Pátio. Educação – agenda para o século XXI. ARTMED, Porto Alegre, Ano IV, no 16, fev/abr de 2001.
KUHN, Thomas. (1975). A estrutura das Revoluções Científicas. Perspectiva, São Paulo.
LEMOS, André. (2013) A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. Annablume, São Paulo.
MARTON, Scarlett. (2009). A terceira margem da interpretação: Müller-Lauter revisita Nietzsche. In: MARTON, Scarlett. Extravagâncias: Ensaios sobre a filosofia de Nietzsche. Discurso Editorial, São Paulo.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. (2004) Ofício de cartógrafo: Travessias latino- americanas da comunicação na cultura. Edições Loyola, São Paulo.
MENDES, Angelista de A. R. et al. (2010). A relação histórica da educação a distância com a inclusão social e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. In: Anais do 1o Encontro de Pós-Graduação em Educação da UNIR. EDUFRO, Porto Velho – RO.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
ROBERTO LOSTADA, Lauro; MÁRCIA CRUZ, Dulce. Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital: Um Horizonte de Novas Possibilidades Didático-Pedagógicas. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 18-26, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/68>. Acesso em: 25 nov. 2017.