Uso de vídeos no ensino de cores na Física

vantablack, o material mais escuro do mundo

  • Malu de Araújo Huff
  • Kleber Briz Albuquerque

Resumo




Neste trabalho buscamos verificar a influência dos recurso visuais no processo de ensino e aprendizagem de uma intervenção realizada por uma bolsista em uma prática didática de ensino de Física, baseada nos três momentos pedagógicos, sobre o conteúdo de Óptica. Para isto, selecionamos, na avaliação, as resposta de uma questão a respeito do material mais preto do mundo, vantablack, o qual foi apresentado por meio de dois vídeos presentes na intervenção. Verificamos que o vídeo e a mediação da bolsista tiveram uma influência positiva sobre a aprendizagem dos estudantes e identificamos alguns pontos acerca da própria proposta realizada, como a mediação, ou atitude dos docentes, e a própria intervenção didática.


Referências

ALBUQUERQUE, K. B. Os Três Momentos Pedagógicos como Metodologia para o Ensino de Óptica. Trabalho de Conclusão de Curso. UFSC. Florianópolis, p. 98. 2013.
ALBUQUERQUE, K. B.; SANTOS, P. J. S.; FERREIRA, G. K. Os Três Momentos Pedagógicos como metodologia para o ensino de Óptica no Ensino Médio: o que é necessário para enxergarmos?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 461-482, ago. 2015.
ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a Tecnologias Computacionais no Ensino de Física. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação de Ciências. Belo Horizonte, v. 4, n. 3, p. 5-18, 2004.
GICOREANO, J. P.; PACCA, J. L. D. A. O ensino da Óptica na perspectiva de compreender a luz e a visão. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, v. 18, n. 1, p. 26-10, Abril 2001.
GONÇALVES, L. J.; VEIT, E. A.; SILVEIRA, F. L. Textos, animações e vídeos para o Ensino-Aprendizagem de Física térmica no Ensino Médio. Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá, v. 1, n. 1, p. 33-42, 2006.
LEE, R. Gazing Into the Void: What You Can Do With Vantablack, the Darkest Material Ever Made. The New York Times, New York, nov. 2014. Disponvível em: . Acessado em: 03 de março de 2017..
ROSA, P. R. S. O uso de recursos audiovisuais e o Ensino de Ciências. Cad. Cat. Ens. Fís., Florianópolis, v.17, n.1, p. 33-49, abr. 2000.
SILVA, C. C.; MARTINS, R. A. A teoria das cores de newton: um exemplo do uso da história da ciência em sala de aula. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
DE ARAÚJO HUFF, Malu; BRIZ ALBUQUERQUE, Kleber. Uso de vídeos no ensino de cores na Física. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 27-35, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/69>. Acesso em: 25 nov. 2017.