Um Objeto de Aprendizagem para o Estudo Significativo de Funções Quadráticas apoiado pelo Modelo ADDIE

  • Edson Pedro Schiehl
  • Aline Tramontin
  • Vanessa Martha Pereira
  • Isabela Gasparini

Resumo




Neste artigo é a apresentada a criação de um objeto de aprendizagem para o estudo de funções quadráticas através do cálculo da trajetória de foguetes pets na ferramenta Tracker, tendo como objetivo a construção do conhecimento significativo envolvendo o estudante em experimentos práticos e tecnológicos, na disciplina de matemática. O Objeto de Aprendizagem (OA) foi criado com a metodologia ADDIE, que permitiu um melhor planejamento e avaliação de todo o processo. Como resultado, observou-se que os estudantes ficaram mais envolvidos com a utilização do OA, que proporcionou trabalho em equipe e interesse por aqueles que não se identificam com a disciplina de matemática.


Referências

Barbosa, Anderson; Nunes, Isabel; Menezes, Douglas; Schiel, Ulrich. O Design Instrucional e seu uso como Arquitetura Pedagógica: Uma análise das publicações em Informática na Educação no Brasil. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 684. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2016.
Bezerra jr, Arandi G.; Oliveira, Leonardo P.; Lenz, Jorge A.; Saavedra, Nestor. Videoanálise com o software livre Tracker no laboratório didático de Física: movimento parabólico e segunda lei de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 469-490, 2012. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2016.
Braga, Juliana. Objetos de Aprendizagem: Metodologia de Desenvolvimento. Ed. UFABC, vol. 2, Santo André – SP, 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2016.
Brown, Douglas. Tracker Video Analysis and Modeling Tool. Disponível em: http://physlets.org/tracker/>. Acesso em: 10 out. 2016.
Filatro, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
______________. Design Instrucional Contextualizado – educação e tecnologia. 3a edição. Editora Senac – São Paulo. 2010.
Lenz, Jorge Alberto; Saavedra Filho, Nestor Cortez; Bezerra Jr, Arandi Ginane. Utilização de TIC para o estudo do movimento: alguns experimentos didáticos com o software Tracker-DOI 10.5752/P. 2316-9451.2014 v2n2p24. Abakós, v. 2, n. 2, p. 24-34, 2014. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2016.
Magarinus, Renata; Buligon, Lidiane; Martins, Márcio Marques. Uma proposta para a introdução do ensino de Funções através da utilização do programa Tracker. Ciencia & Natura, v. 37, p. 481-498, 201.
Piaget, Jean. Psicologia e Pedagogia: A resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Tradução de Dirceu A. Lindoso e Rosa Maria da Silva. 10a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. Disponível em: . Acesso em 15 nov. 2016.
Rocha, Josy; Miragem, Fernando Flores. Explorando a Função Quadrática com o Software Winplot. RENOTE, v. 8, n. 3, 2010.
Silva, Cátia L. O.; Lima, Luciana; Loureiro, Robson C.; Jucá, Alberto de O. Ensino de Design Instrucional: Relatos de Experiência. In: Anais do Workshop de Informática na Escola. 2013. p. 120. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2016.
Terra, M. R. O desenvolvimento Humano Na Teoria de Piaget. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2016.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
PEDRO SCHIEHL, Edson et al. Um Objeto de Aprendizagem para o Estudo Significativo de Funções Quadráticas apoiado pelo Modelo ADDIE. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 36-44, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/70>. Acesso em: 25 nov. 2017.