Ensino de Ciências da Natureza e Arduino

Uma Proposta de Interface Para Facilitar Práticas Experimentais

  • Helmo Alan Batista Araújo
  • Matheus Lorenzato Braga

Resumo




Apesar dos educadores reconhecerem a importância da integração de novas tecnologias nas atividades experimentais essa é uma prática ainda distante da realidade das salas de aula devido a fatores como falta de labo- ratórios, materiais e espaço adequado para aulas experimentais. Esse trabalho apresenta uma interface para facilitar a utilização de novas tecnologias nas práticas didáticas. Para tanto, construiu-se uma conexão do tipo "plug-and- play", entre o Arduino e alguns de seus periféricos com o objetivo de agilizar a montagem e operacionalidade de diferentes experimentos didáticos no ambiente escolar ou fora dele e assim, facilitar o desenvolvimento e o acesso a atividades experimentais integrado a novas tecnologias de ensino e aprendizagem.


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Publicado
2017-08-21
Como Citar
ARAÚJO, Helmo Alan Batista; BRAGA, Matheus Lorenzato. Ensino de Ciências da Natureza e Arduino. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 62-71, aug. 2017. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/73>. Acesso em: 23 sep. 2017.