Softwares Educativos: Contribuições no Ensino e Aprendizagem da Matemática Escolar

  • Margarete Farias Medeiros
  • Débora Valletta
  • Katelyn Luzia Dos S. Daboit
  • Elizete Maria Possamai Ribeiro

Resumo




Este artigo tem por objetivo apresentar a utilização de softwares da área de Matemática como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. A justificativa deste estudo deve-se ao fato de que conceitos matemáticos podem ser desenvolvidos com o apoio da informática educativa. O trabalho é de natureza qualitativa e exploratória. Como procedimentos metodológicos adotou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da análise e exploração dos softwares livres disponibilizados na internet. O foco deste trabalho foi direcionado às contribuições que eles [os softwares] exercem tanto para o estudante quanto para o professor.


Referências

Borba, M. C., & Penteado, M. (2007). Informática e Educação Matemática. São Paulo: Autêntica.
Brasil. (1997). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.
Duval, R. (2009). Semiosis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física.
Gil, A. C. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. Lorenzato, S. (2012). O laboratório de ensino de matemática na formação de
professores. São Paulo: Autores associados.
Medeiros, M. F. (2012). Geometria Dinâmica no Ensino de Transformações no Plano- Uma experiência com professores da Educação Básica. Dissertação de Mestrado . Porto Alegre, RS: UFRGS.
Valente, J. A. (1999). Análise dos diferentes tipos de softwares. In: O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP.
Valletta, D. (2014). Gui@ de Aplicativos: uma investigação associada ao uso de tablets. Endipe.
Valletta, D. (2016). Ferramentas para o pensar. Renote. Porto Alegre: UFRGS. Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
MEDEIROS, Margarete Farias et al. Softwares Educativos: Contribuições no Ensino e Aprendizagem da Matemática Escolar. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 72-80, aug. 2017. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/74>. Acesso em: 23 sep. 2017.