O papel do Design Instrucional no Processo de Construção da Educação a Distância

  • Carlos Alberto da Silva Mello
  • Fernanda Emanuela Ferreira

Resumo




A educação a distância constrói-se no cenário em que competências complementares formam a engrenagem do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, o papel do Design Instrucional não delimita-se em apenas alguns dos nichos da produção da EaD, ele é atuante no processo como um todo quando utiliza de sua expertise para criar soluções que determinam o sucesso da modalidade EaD em conjunto com outros actantes. Não pretende-se aqui esgotar todas as etapas em que o design instrucional atua, porém espera-se expor a importância deste profissional no fluxo da rica produção da educação a distância. Neste estudo será apresentado o fluxo de produção dos materiais didáticos elaborado pela Equipe de Produção de Materiais do Departamento de EaD do Instituto Federal de Santa Catarina.


Referências

DESIGN INSTRUCIONAL. Disponível em: . Acesso em 13 Out 2015.
FERREIRA, F.C. et al. A complexidade e a complementariedade de saberes e competências profissionais na implementação de um projeto de formação de gestores escolares via internet In: Educação a Distância: o estado da arte / Fredric Michael Litto, Manuel Marcos Maciel Formiga (orgs). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GAGNE, R.M. O treinamento militar e princípios da aprendizagem. American Psychologist, 17, 263-276. Gagne, RM (1962). A aquisição de conhecimento.Psychological Review, 69, p355-365.
GAGNE, R.M. princípios básicos de aprendizagem e instrução. Diana, México, 1975 Gagné, RM Projeto de ensino para uma aprendizagem eficaz.McGraw-Hill, México, 1993
GAGNE, R.M. (1966). As condições de aprendizagem (1a ed.).Nova York: Holt, Rinehart, e Winston.Gagne, RM (1968). Hierarquias de aprendizagem. Psicólogo educacional.American Psychological Association.
MOREIRA, M. G. A composição e o funcionamento da equipe de produção In: Educação a Distância: o estado da arte / Fredric Michael Litto, Manuel Marcos Maciel Formiga (orgs). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
PETERS, Dorian. Interface Design for Learning: Design Strategies for Learning Experiences. (2013)
Publicado
2017-08-21
Como Citar
MELLO, Carlos Alberto da Silva; FERREIRA, Fernanda Emanuela. O papel do Design Instrucional no Processo de Construção da Educação a Distância. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 89-95, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/76>. Acesso em: 25 nov. 2017.