Formação de Professores para o uso de Games na Educação

Revisão Sistemática da Literatura

  • Gleice Assunção da Silva
  • Daniela Ramos Segundo

Resumo




Este trabalho tem por objetivo analisar quais as iniciativas de formação de professores para o uso de games na educação que vem sendo realizadas em âmbito nacional e internacional, as quais tenham apresentado resultados ao contexto escolar e ao processo de ensino aprendizagem. Para tanto se realizou uma revisão sistemática da literatura com o intuito de realizar um levantamento de experiências realizadas nos últimos 10 anos, a fim de sumarizar seus principais resultados contribuindo com novas pesquisas neste âmbito. Os resultados foram criteriosamente sintetizados neste trabalho e buscaram ressaltar a necessidade de uma prática metodológica qualitativa de formação de professores para o uso de games.


Referências

Alonso, Katia Morosov. (2008) “ Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas”,
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302008000300006&script=sci_arttext
http://www.coulthard.com/library/Files/balasubramanianwilson_2005- gamesandsimulations.pdf
Carneiro, Reginaldo F.; Passos, Cármen Lúcia Brancaglion. (2010) “As Concepções de Professores de Matemática em Início de Carreira sobre as Contribuições da Formação Inicial para a Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação”. Bolema, Rio Claro, vol. 23, n. 36, p. 775-800.
Cojocariu, Venera; Boghian, Ioana. (2014) “Teaching the Relevance of Game-Based Learning to Preschool and Primary Teachers”, Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 142, p. 640-646.
Aust, Robert; Nitsche, Michael; Pelka, Johannes. (2014) “Digital Game-Based Learning
And Video Games”, In: Teacher Training. Conception, Evaluation and Results From Leipzig University, Perspectives of Innovations, Economics and Business, v. 14, n.
3, p. 113-131.
Balasubramanian, Nathan; Wilson, Brent G. (2006) “Games and simulations. In: Society
for information technology and teacher education international conference.
Bourgonjon, Jeroen; Hanghøj, Thorkild. (2011) “What does it mean to be a game
literate teacher? Interviews with teachers who translate games into educational practice”, In:Proceedings of the 5th European Conference on Games Based
Learning.. p. 67-73.
De Grove, Frederik; Bourgonjon, Jeroen; Van Looy, Jan. (2012) “Digital games in the
classroom? A contextual approach to teachers adoption intention of digital games in
formal education”, Computers in Human behavior, v. 28, n. 6, p. 2023-2033.
Foster, Aroutis N.; Shah, Mamta; Duvall, Matthew. (2016) “Game Network Analysis:
For Teaching with Games”, Teacher Education: Concepts, Methodologies, Tools,
and Applications: Concepts, Methodologies, Tools, and Applications, p. 371, 2016.
Gee, James Paul. (2004) “What videogames have to teach us about learning and
literacy”, New York: Palgrave MacMillan.
James, Christopher Lee. (2007)“ Playing the game: comparing teacher gamers to non-
gamers”.
https://books.google.com.br/books/about/Playing_the_Game_Comparing_Teacher_Gam er.html?id=entroZ7lvcEC&redir_esc=y&hl=pt-BR
Jong, Morris Sy. (2009) “Exploring the Integration of Constructivist Computer Game-
based Learning into Formal School Curriculum Teaching”,ICCE, p. 23.
Justice, Lenora Jean.(2012) “Identifying the Barriers to Using Games and Simulations in
Education: Creating a Valid and Reliable Survey Instrument”, ProQuest LLC. 789
East Eisenhower Parkway, PO Box 1346, Ann Arbor, MI 48106.
128
Kishimoto, T.M. (2008) “O Jogo e a Educação Infantil”, São Paulo: Cengage Leraning, 2008.
kitchenham, B. (2009) “Systematic Literature Reviews In Software Engineering – A systematic Literature Review”,. Information and Software Technology 51, p. 7–15
Leontiev, A. (2001) “Os Princípios Psicológicos da Brincadeira Pré Escolar”, In: Vigotsky, L. S; Luria, A. R; Leontiev, A. N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone.
Macedo, L. (1995) “Os jogos e sua importância na escola”, Cadernos de Pesquisa, 93, 5- 10.
http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/613.pdf
Müller, Ana Cristina Nunes Gomes; Cruz, Dulce Márcia. (2016) “Formação docente para inclusão de games na educação básica: relato de uma experiência”, Obra digital: Revista de Comunicacion, no10, fev.
Prensky, M. (2010) “Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo! Como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI – e como você pode ajudar!”, São Paulo: Phorte editora.
https://eric.ed.gov/?id=ED555494
Souza, Terezinha Fernandes Martins de; RAMOS, Daniela Karine; CRUZ, Dulce Márcia. Jogos eletrônicos e currículo: novos espaços e formas de aprender. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 27, jul./dez. 2013. p. 179 – 200.
Wang, Sam; Aamodt, Sandra. (2016) “Play, Stress, And The Brain Learning Brain” http://dana.org/Cerebrum/Default.aspx?id=39482.
Winnicott, D. W. (1982) “A Criança e o seu Mundo”, Rio De Janeiro: Editora Ltc.
Mims-Word, Marsha.(2012) “ The Importance of Technology Usage in The Classroom,
Does Gender Gaps Exist”, Contemporary Issues in Education Research (Online), v.
5, n. 4, p. 271.
Mukundan, Jayakaran; Kalajahi, Seyed Ali Rezvani; Naghdipour, Bakhtiar. (2014) “The
Potential of Incorporating Computer Games in Foreign Language Curricula”,
Advances in Language and Literary Studies, v. 5, n. 2, p. 19-24.
Okoye, A. Ruth. (2010) “A study of technology coaching and teachers' sense of
computer efficacy as predictors of technology implementation. Regent University” .
http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1970917
Sanders, Veronica. (2016) “The implementation and evaluation of teacher training in
gaming instruction for secondary science: An action research Project”
http://adsabs.harvard.edu/abs/2016PhDT........16S
Solorzano, Monica.(2013) “ Technological Developments That Will Influence Teachers
Use of Technology to Improve Student Learning in California's Public Middle
Schools by the Year 2017”, ProQuest LLC.
Wilson-Cortez, Lauretta. (2013) “A Case Study of High School Teachers' Technology
Use through Social Studies”, Data Teams. ProQuest LLC.
Wu, Min Lun. (2015) “Teachers experience, attitudes, self-efficacy and perceived
barriers to the use of digital game-based learning: A survey study through the lens of a typology of educational digital games”.
http://gradworks.umi.com/37/14/3714969.html
Publicado
2017-08-21
Como Citar
SILVA, Gleice Assunção da; SEGUNDO, Daniela Ramos. Formação de Professores para o uso de Games na Educação. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 122-130, aug. 2017. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/80>. Acesso em: 23 sep. 2017.