Construção de Objetos de Aprendizagem Utilizando as Metodologias INTERA e ConstruMED

  • Elen Gomes Pereira
  • Michele Alda Rosso Guizzo de Souza

Resumo







Podemos observar atualmente a oferta de diversos cursos disponibilizados a distância. Porém, devido à peculiaridade dessa modalidade de ensino, há que se ter um investimento cuidadoso na produção do conteúdo didático. Embora alguns materiais possam ser utilizados em diferentes disciplinas, cada conteúdo necessita de um tipo específico de material, que possa contribuir, de modo efetivo, para o estabelecimento de condições favoráveis ao processo de ensino e aprendizagem. Há uma grande e crescente quantidade de Objetos de Aprendizagem (OAs) com estrutura tecnológica bastante diversificada, contudo as estratégias de sucesso não são muito bem conhecidas. Nesse contexto, a proposta do presente artigo é de descrever as experiências obtidas acerca da aplicação prática de duas metodologias para o desenvolvimento de conteúdos digitais: Inteligência em Tecnologias Educacionais e Recursos Acessíveis (INTERA) e Construção de Materiais Educacionais Digitais (ConstruMED).





Referências

Braga, J. C. Objetos de Aprendizagem - Introdução e Fundamentos. Santo André: Universidade Federal do ABC, v. 1, 2014a.
Braga, J. C. Objetos de Aprendizagem- Metodologia de Desenvolvimento. Santo André: Universidade Federal do ABC, v. 2, 2014b.
Fabre, M. C. J. M.; Tarouco, L. M. R.; Tamusiunas, F. R. (2003). Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (UFRGS), v. 1, n. 1.
IEEE Learning Technology Standards Committee (IEEE/LTSC). ‘IEEE Standard for Learning Object Metadata, 2002. Anais do XXII SBIE - XVII WIE Aracaju, 21 a 25 de novembro de 2011
Giordan, M. (2015) Análise e Reflexões sobre os Artigos de Educação em Química e Multimídia Publicados entre 2005 e 2014. Química Nova na Escola. v. 37, n. 2.
Guizzo, Michele. TIC na Prática Pedagógica. 2. ed. Florianópolis: IFSC, 2013. 68 p.
Guizzo, M. A. R.; ZADROSKI, A. F.; DEMBOSKI, S. C. (2015) A utilização de robôs na construção de objetos de aprendizagem. 4o Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense - SICT - Sul.
Guizzo, M. A. R.; Zadroski, A. F.; Demboski, S. C. (2016a) Disponibilização de Objetos de Aprendizagem Físicos. Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC. 5o Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT- Sul.
Guizzo, M. A. R.; Zadroski, A. F.; Demboski, S. C. (2016b) A construção de objetos de aprendizagem com os kits Lego e Arduíno - Etapas de Disponibilização e Avaliação. Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC.
Lima, L. A. F.; Nunes, E. P. S. (2012). Objetos de Aprendizagem: concepção e uso. 1. ed. Cuiabá: UAB/UFMT.
Machado, A. S. (2016). Uso de Softwares Educacionais, Objetos de Aprendizagem e Simulações no Ensino de Química. Química Nova na Escola. v. 38, n. 2.
Silva, E. L. S.; Café, L.; Catapan, A. H. (2010) Os objetos educacionais, os metadados e os repositórios na sociedade da informação. Ciência da Informação. v. 39, n. 3.
Torrezzan, C. A. W. ConstruMED: Metodologia para a construção de materiais educacionais digitais baseados no design pedagógico. 2014 Tese [ Doutorado em Informática na Educação ]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre – RS.
Wiley, D. A. (2000) Learning Object Design and Sequencing Theory. 131 f. Tese (Doutorado) – Philosophy Course, Department Of Instructional Psychology And Technology, Brigham Young University, Provo, Utah, USA.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
PEREIRA, Elen Gomes; SOUZA, Michele Alda Rosso Guizzo de. Construção de Objetos de Aprendizagem Utilizando as Metodologias INTERA e ConstruMED. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 131-139, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/81>. Acesso em: 25 nov. 2017.