Da colaboração às apropriações de conhecimento mediadas pela tecnologia móvel na escola

  • Ana Paula Knaul

Resumo




O presente trabalho objetiva refletir sobre as possibilidades de apropriações de conhecimentos pelas crianças a partir de estratégias pedagógicas pensadas para promover a aprendizagem colaborativa mediada pelo uso da tecnologia móvel no Ensino Fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica em autores que auxiliaram na compreensão da temática, para então analisar por meio do método de pesquisa exploratória, possíveis espaços de apropriações pelas crianças na escola, utilizando das tecnologias como mecanismos para essa ação. Como resultados, considera-se que o tablet pode ser um forte aliado às práticas pedagógicas na escola, no sentido de oportunizar por meio de suas diferentes aplicações e ferramentas diferentes formas de mediação para aprendizagem colaborativa entre as crianças e em seus processos de apropriação de conhecimentos.


Referências

ADORNO, T. W; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos
filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ARENDT, Hannah. A condição humana. 10a. Ed. Rio de Janeiro: Forense
universitária, 2010.
_______. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro,
1957.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso
tempo. Educação & realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Tradução de Cristina Antunes. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
RAMOS, Daniela Karine. Processos colaborativos mediados pela rede eletrônica: um estudo com alunos do ensino fundamental. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. El espectador emancipado. Buenos Aires: Manantial, 2011.
SIMONS, Maarten; MASSCHELEIN, Jan. De escolas a ambientes de aprendizagem: o lado negro de ser excepcional. In: CARVALHO, Alexandre Filordi de; GALLO, Silvio (Orgs). Repensar a educação: 40 anos após vigiar e punir. São Paulo: Editora Livraria Física, 2015.
WILLIAMS, Raymond. A cultura é de todos. Tradução de Maria Elisa Cevasco.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
KNAUL, Ana Paula. Da colaboração às apropriações de conhecimento mediadas pela tecnologia móvel na escola. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 150-157, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/83>. Acesso em: 25 nov. 2017.