O processo de inserção do ambiente virtual de aprendizagem e da experimentação remota no Ensino de Física do Ensino Médio

  • Karine dos Santos Coelho
  • Carine Heck
  • Juarez Bento da Silva
  • Simone Meister Sommer Bilessimo

Resumo




Este artigo apresenta o relato de uma experiência de professoras que aplicaram em turmas de 1o ano do Ensino Médio uma sequência didática sobre o conteúdo de Queda Livre dos Corpos. Para trabalhar o conteúdo foi selecionado como experimento remoto o “Plano Inclinado”. Esta sequência didática é baseada no Ensino de Ciências por Investigação e é constituída por cinco fases principais (Orientação, Contextualização, Investigação, Discussão e Conclusão), definindo um “Ciclo de Aprendizagem de Inquérito”. Conclui-se dizendo que, apesar de ocorrerem alguns problemas quando ao tempo esta experiência foi bem sucedida e deu o estímulo para continuar a pesquisa no sentido de inovar a prática na sala de aula com estas e outras metodologias.


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Publicado
2017-08-21
Como Citar
COELHO, Karine dos Santos et al. O processo de inserção do ambiente virtual de aprendizagem e da experimentação remota no Ensino de Física do Ensino Médio. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 168-176, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/85>. Acesso em: 25 nov. 2017.