Una revisión sobre desarrollo y uso de Laboratorios Virtuales y Laboratorios Remotos en la Enseñanza de la Física en Latinoamérica

  • Carlos Arguedas- Matarrita
  • Sonia Beatriz Concari
  • Susana Teresa Marchisio

Resumo




Neste artigo é apresentada uma revisão da literatura publicada em revistas de América Latina com respeito ao uso e desenvolvimento de laboratórios virtuais e laboratórios remotos no ensino da física. Os artigos selecionados de revistas focalizadas ao ensino da física, ciência e tecnologia, além dos bancos de dados de Google Scholar e IEEE Xplore. Eles eram um total de 79 artigos. Deles, foram analisados a fundo os artigos que descrevem desenvolvimentos elaborados na região. Foi achado que os recursos abraçam tópicos de física diversos que são predominantemente usados no nível universitário e que eles são a maior parte usada para apoiar o ensino presente. Embora estas ferramentas estejam em consonância com a educação a distância, seu uso nesta modalidade só foi registrada em uma instituição.


Referências

Alvarenga, M. A. De Castro, I. C. Edmundo, J. S. y Junior, F. S. (2013). Protótipo de uma atividade experimental para o estudo da cinemática realizada remotamente. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 30 (1), 191-208.
Álvaro, S. J. (2014). “Diseño e implementación de un módulo electrónico con acceso LAN para el desarrollo de una práctica de laboratorio de física general”, http://190.11.245.244/bitstream/47000/885/1/UISRAEL%20-%20EC%20- %20ELDT%20-%20378.242%20-206.pdf
Alves, G.R. Fidalgo, A. Marques, A. Viegas, C. Felgueiras, M. Costa, R. Lima, N Garcia-Zubia, J. Hernández-Jayo, U. Castro, M. Díaz-Orueta,G. Pester, A. Zutin, D. Kulesza, W. Gustavsson, I. Schlichting, L. Ferreira, G. De Bona, D. Da Silva, J. Alves, J. Biléssimo, S. Pavani, A. Lima, D. Temporão, G. Marchisio, S. Concari, S. Lerro, F. Fernández, R. Paz, H. Soria, F. Almeida, N. De Oliveira, V. M. Pozzo, M. y Dobboletta, E. (2016). Spreading re-mote lab usage.A System – A Community – A Federation. In Engineering Education (CISPEE), 2016 2nd International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education. 1-7. IEEE. Doi:10.1109/CISPEE.2016.7777722
Alves, G. Viegas, C. Lima, N. y Gustavsson, I. Simultaneous Usage of Methods for the Development of Experimental Competences. International Journal of Human Capital and Information Technology Professionals. 7 (1), January 2016. 48-65.
Arguedas, C. Concari, S. Conejo, M. Pérez, R. y Herrero, D. (2016). El uso de un Laboratorio Remoto de mecánica en la enseñanza de la física en dos modalidades de educación superior. Revista de Enseñanza de la Física, 28 (Extra), 305-312.
Arguedas, C. Ureña, F. y Conejo, M. (2016). Laboratorios remotos: Herramientas para fomentar el aprendizaje experimental de la Física en educación a distancia. Lat. Am. J. Phys. Educ., 10 (3), 3309-1.
Cardoso, D. C. (2016). “A descoberta do elétron como tema gerador de um ensino de física mediado por experimentação remota”, https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/17791/1/DescobertaEletronComo.pdf
Castiblanco, O. y Nardi, R. (2016). Percepções e expectativas de estudantes de licenciatura sobre a aprendizagem para o ensino de física. Experiências em Ensino de Ciências, 11 (1), 1-11.
Concari, S. B. (2014). Tecnologías emergentes ¿cuáles usamos? Lat. Am. J. Phys. Educ., 8 (3), 494-503.
Concari, S. B., y Marchisio, S. T. (2013). The remote laboratory as a teaching resource in the scientific and technological training. Creative Education, 4 (10), 33-39.
Culzoni, C. Kofman, H. Cámara, C. Lucero, P. y Pesoa, J. (2012). Enseñanza de la Física mediada por tecnologías. Diseño con laboratorios remotos. Revista Argentina de Enseñanza de la Ingeniería, 1 (1), 19-27.
Culzoni, C. M. (2013). Calidad de las interacciones en una propuesta para enseñanza de la física en aula virtual y utilizando un Laboratorio Remoto. Virtualidad, Educación y Ciencia, 4(6), 29-43.
Culzoni, C. M. y Cámara, C. (2012). Valoración de la calidad de la enseñanza basada en tecnologías. Utilización de un laboratorio remoto para un trabajo práctico de física en carreras de ingeniería. IE Comunicaciones: Revista Iberoamericana de Informática Educativa, (16), 79-87.
Da Silva, A. C. y Neto, J. A. (2016). Simulador de Oscilaçoes Mecanicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 38 (3), 1-14.
Da Silva, J. B. Simão, J. P. Cristiano, M. A. Nicolete, P. Heck, C. y Coelho, K. S. (2016). A DC Electric Panel Remote Lab. International Journal of Online Engineering (iJOE), 12 (4), 31.
Da Silva, J.B. Rochadel, W. Simao, J.P. y Silva, A. V. (2013). Uso de dispositivos móveis para acesso a Experimentos Remotos na Educação Básica. VAEP-RITA, 1 (2), 129-134.
Da Silva, J. B. Rochadel, W. Simão, J. P.y Fidalgo, A. V. (2014). Adaptation model of móbile remote experimentation for elementary schools. Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 9 (1), 28-32.
Da Silva, J.B. Rochadel, W. Simao, J.P. Marcelino, R. y Gruber, V. (2013). Using Mobile Remote Experimentation to Teach Physics in Public School. In International Computer Aided Blended Learning Conference, Florianópolis.
Da Silva, J.B. Sommer, S.M. y Nardi, K. M. (2016). A estratégia de integração de tecnologia na educação do grupo de trabalho em experimentação remota móvel (GT- MRE). Revista Tecnologias na Educação, 8 (17), 1-14.
Da Silva, N. C. (2012). Laboratório virtual de física moderna: atenuação da radiação pela materia. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 29 (3), 1206-1231.
De Lima, S. C. y Takahashi, E. K. (2013). Construção de conceitos de eletricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental com uso de experimentação virtual. Revista Brasileira de Ensino de Física, 35 (2), 1-11.
De Souza, A.M. y De Nazaré, T.S. (2012). A utilização de um programa de computador para simulações de experimentos de óptica como forma de promover o aprendizado das ciências exatas. A Física na Escola, 13 (1), 30-31.
Dziabenko, O. Orduña, P. y García-Zubía, J. (2013). Remote experiments in secondary school education, Frontiers in Education Conference 2013 IEEE, 1760-1764.
Heck, C. Dos Santos Coelho, K., Da Silva, J. B. y Bilessimo, S. M. (2016). A experimentação remota “quadro elétrico CC” para o ensino de física. Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 45-48.
Henao, J.C. Barrera, J.B. y Mulcue, L.F. (2013). “Physilab: Conceptos y Ejercicios”. Pereira, Colombia: Universidad Católica de Pereira.
Leão, M. F. y Lago Pereira Souto, D. (2015). Objetos educacionais digitais para o ensino de física. Revista Tecnologias na Educação, 7 (13), 1-12.
Lerro, F. y Marchisio, S. (2015). Preferences and uses of a remote lab from the students' viewpoint. In International Conference on Interactive Collaborative Learning (ICL), 2015, 854-857.
Lerro, F. y Marchisio, S. Martini, S. Massacesi, H. Perretta, E. Gimenez, A. Aimetti, N. y Oshiro, J. (2013). Realización a Distancia de Experimentos Reales desde un Sistema de Gestión de Aprendizajes. VAEP-RITA, 1 (2), 124-128.
Lima, J. P. Simão, J. P. Silva, I. N. Nicolete, P. C. Da Silva, J. B., y Alves, J. B. (2016). An inclined plane remote lab. In 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV2016), 7-9.
Lima, N. Alves, A. Viegas, C. y Gustavsson, I. (2015). "Combined Efforts to develop students experimental competences," in Proceedings Expa.at'15 3rd International Experimental Conference, Ponta Delgada, Azores.
Mansilla, C., Schspschuk, P. y Cámara, C. (2015). Uso de un laboratorio remoto en el cursado de física en carreras de ingeniería. Revista de Enseñanza de la Física, 27 (2), 313-321.
Mill, D. (2014). Flexibilidade educacional na cibercultura: analisando espaços, tempos e currículo em produções científicas da área educacional. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 17 (2), 97-126.
Noguera Fructuoso, I. (2015). How millennials are changing the way we learn: the state of the art of ICT integration in education. RIED, Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 18 (1), 45-65.
Nunes de Oliveira, I. Douglas, V. Gomes, M. Takiya, C. y Soares, M. (2016). as mudanças ocorridas nos programas de ensino da física, os laboratórios didáticos de física e a inclusão de novas tecnologias no desenvolvimento dos experimentos remotos. Experiências em Ensino de Ciências, 11 (3), 51-68.
Odetto, J. O. Chautemps, N. A. y Keil, W. M. (2015). Implementación de instrumental simulado para prácticos de laboratorio. Revista de Enseñanza de la Física, 27 (Extra), 157-163.
Orduña, P. (2013). “Transitive and Scalable Federation Model for Remote Laboratories”. Bilbao, España: Universidad de Deusto.
Papert, S. (2009). “A call for dialog with colombian educators”. En Colombia aprende, http://www.colombiaaprende.edu.co/html/investigadores/1609/article-72624.html
Romero, S. Guenaga, M. García-Zubía, J y Orduña, P. (2014). An automatic assessment model for remote laboratorios. 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). IEEE Xplore. DOI: 10.1109/FIE.2014.7044174
Rosa, P.F. Silva, F.S. Benyosef, L. y Papa, A.R. (2016). Desenvolvimento de instrumentos virtuais para obtenção e caracterização de propriedades físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 28 (1), 1-8.
Rutz da Silva, S. L., Brinatti, A. M. y Borges da Silva, J. (2015). Tipificação do uso de tecnologias por acadêmicos de Licenciatura em Física. Revista Tecnologias na Educação, 7 (2), 1-15.
Saez de Arregui, G. Plano, M. Concari, S. (2015). Laboratorio remoto móvil de energía solar térmica para evaluar el comportamiento de un calefón solar. Revista de Enseñanza de la Física, 27 (Extra), 593-599.
Simão, J. P. De Lima, J. P. Heck, C. Coelho, K. Carlos, L. M. Bilessimo, S. M. y Da Silva, J. B. (2016). A remote lab for teaching mechanics. In 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV2016) 176- 182.
Simão, J. P. De Lima, J. P. Rochadel, W. y Da Silva, J. B. (2013). Utilização de Experimentação Remota Móvel no Ensino Médio. Novas Tecnologias na Educação, 11 (1), 1-11.
Simão, J. P. De Lima, J. P. Rochadel, W. y Da Silva, J. B. (2014). Remote labs in developing countries an experience in Brazilian public education. In Global Humanitarian Technology Conference (GHTC), 2014 IEEE. 99-105.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
MATARRITA, Carlos Arguedas-; CONCARI, Sonia Beatriz; MARCHISIO, Susana Teresa. Una revisión sobre desarrollo y uso de Laboratorios Virtuales y Laboratorios Remotos en la Enseñanza de la Física en Latinoamérica. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 177-190, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/86>. Acesso em: 25 nov. 2017.