Proposta de Metodologia de Ensino Aplicado em disciplinas de Introdução à Engenharia na Perspectiva Sócio Histórica

Aprendizado Mediado pelo Robˆô Móvel

  • Carlos Solon S. Guimarães Jr
  • Tiago Giacomelli Alves
  • Gabriel Figueiredo Schmitz
  • Renato Ventura B. Henriques
  • Roceli Pereira Lima
  • Liliana M. Passerino

Resumo




A robótica traz o inter-relacionamento entre múltiplas áreas do conhecimento e promove uma formação interdisciplinar ao estudante. Este entrelaçamento entre áreas se observa na diversidade da aplicação da robótica em diferentes setores. Em uma nova perspectiva, a robótica deixa de ser eminentemente voltada a` produção e se constitui como um novo mediador para o processo de ensino-aprendizagem. Buscando fortalecer essa ampliação da robótica na educação, o tema deste artigo é apresentar uma proposta de metodologia de ensino, por meio de ação mediadora, no processo de ensino-aprendizagem com base na teoria sócio-histórica de Vygotsky.


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Publicado
2017-08-21
Como Citar
GUIMARÃES JR, Carlos Solon S. et al. Proposta de Metodologia de Ensino Aplicado em disciplinas de Introdução à Engenharia na Perspectiva Sócio Histórica. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 191-198, aug. 2017. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/87>. Acesso em: 23 sep. 2017.