Narrativas Digitais na Formação de Educadores

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  • Gladis da Silva Vale dos Santos
  • Willian Rochadel

Resumo




Este artigo apresenta uma investigação acerca das narrativas digitais na formação docente, e seu aproveitamento no processo de letramento digital e aprendizagem. Assim, a pesquisa estrutura-se numa breve fundamentação teórica sobre o contexto das mídias digitais, cultura digital na Educação, formação de professores, letramento digital e narrativas digitais, discutindo aspectos relevantes para a inserção das mídias digitais no processo de ensinar e aprender. Como resultado da reflexão teórica e das oficinas de formação de professores na cultura digital, é proposto um modelo de formação com uso das narrativas digitais. O modelo é sustentado por características fundamentais da narrativa, da cultura digital, da formação de professores e do letramento digital, ancorado nas práticas que incluem as tecnologias digitais, com o intuito de se tornar mais do que um modo de operacionalizar, mas sim, uma forma de criar condições para a participação ativa e participativa do docente na cultura digital.


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Publicado
2017-08-21
Como Citar
SANTOS, Gladis da Silva Vale dos; ROCHADEL, Willian. Narrativas Digitais na Formação de Educadores. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 235-245, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/92>. Acesso em: 25 nov. 2017.