Uma Interpretação Geométrica da Multiplicação de Matrizes mediada pelo GeoGebra

  • Ivanete Zuchi Siple
  • Graciela Moro
  • Helder Geovane Gomes de Lima
  • Maisa Damazio Franco
  • Rogério de Aguiar
  • Katiani Loureiro
  • Floriano Viseu

Resumo




A utilização do potencial didático das tecnologias de geometria dinâmica na disciplina de Álgebra Linear pode contribuir para a compreensão de determinados conteúdos, devido às potencialidades dos diversos registros de representação, de simulação e de interações dinâmicas. Aqui, abordamos uma prática colaborativa que explorou a interpretação geométrica do produto de matrizes, na computação gráfica, mediada pelo GeoGebra. Ela foi aplicada em sete turmas de Álgebra Linear na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A experimentação possibilitou aos alunos explorarem os diversos registros de representação e compreenderem, pela visualização gráfica, o efeito do produto de matrizes.


Referências

Anton, Howard (2012). Álgebra Linear com aplicações. São Paulo: Ed. Bookman.
Boavida, Ana M., & Ponte, João P. (2002). Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43- 55). Lisboa: APM.
Diković, Ljubica (2009). “Applications GeoGebra into Teaching Some Topics of Mathematics at the College Level”, In: eLibrary of Mathematical Institute of the Serbian Academy of Sciences and Arts - Journal: Computer Science and Information Systems; v. 6 no2. p. 191 – 203.
Dorier, Jean Luc (Org.) (2000). On the teaching of linear algebra. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.
Dorier, Jean. Luc (2002). Teaching Linear Algebra at University. ICM, Vol. III. 1 – 3.
Duval, Raymond (2003). Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Machado, S.D.A. et al. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, p.11- 33.
França, Michele (2007). Conceitos fundamentais de Álgebra Linear: uma abordagem integrando geometria dinâmica. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Gonçalves, Ricardo (2015). Álgebra Linear – Teoria e Prática. Coleção Matemática, Edições Sílabo, Lisboa.
Hillel, Joel (2000) Modes of description and the problem of representation in linear algebra. In: J. L. Dorier (Ed.), On the teaching of linear algebra. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, p. 191-207.
SBEM. “A formação do professor de Matemática nos cursos de licenciatura: reflexões produzidas pela comissão paritária”. Boletim Informativo, n.21, 43p, 2013. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2017.
Publicado
2017-08-21
Como Citar
SIPLE, Ivanete Zuchi et al. Uma Interpretação Geométrica da Multiplicação de Matrizes mediada pelo GeoGebra. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, p. 246-255, aug. 2017. ISSN 2594-388X. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/93>. Acesso em: 25 nov. 2017.