Proposta de arquitetura para um sistema de comunicação e o intercâmbio de dados em Experimentos Remotos voltados para a Aprendizagem Baseada em Jogos

  • Thiago Schaedler Uhlmann
  • Luciano Antonio Mendes

Resumo




Este artigo descreve a proposta de uma arquitetura para viabilizar a comunicação entre experimentos remotos baseados em jogos (jogos remotos) e seus usuários, contemplando o intercâmbio de dados e a exibição de imagens por camera streaming. Esta arquitetura foi desenvolvida tendo por base conceitos relacionados com experimentação remota e aprendizagem baseada em jogos, considerando o uso de tecnologias da informação (hardware e software) na modalidade open-source. A arquitetura é apresentada considerando a existência de três principais elementos: interface do usuário, experimento físico e um servidor localizado na nuvem, que intermedia a comunicação entre os demais elementos. Descreve-se, também, aplicações práticas desta arquitetura em experimentos remotos, sendo a viabilidade destas aplicações analisada considerando os critérios de programabilidade, modularidade e usabilidade. O artigo conclui pela viabilidade desta arquitetura para a sua aplicação em jogos remotos, considerando o seu estágio atual de desenvolvimento.


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Publicado
2017-08-21
Como Citar
UHLMANN, Thiago Schaedler; MENDES, Luciano Antonio. Proposta de arquitetura para um sistema de comunicação e o intercâmbio de dados em Experimentos Remotos voltados para a Aprendizagem Baseada em Jogos. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 278-286, aug. 2017. Disponível em: <https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/96>. Acesso em: 23 sep. 2017.